O simpósio subordinado ao tema “Darzalex SC – As Respostas às principais Questões” decorreu pelas 10:00H da manhã de sábado e foi promovido pela Janssen. Como oradora desta sessão esteve presente Liliana Barbosa, enfermeira no Centro Hospitalar Universitário de São João.
A palestrante iniciou o seu discurso com uma breve abordagem ao daratumumab subcutâneao (SC), descrevendo os seus dois mecanismos de ação, a dose e forma de administração e os esquemas terapêuticos.
De seguida, a Enf.ª explorou as perguntas mais frequentes relativas a este composto. A primeira, prendeu-se com o tempo necessário para monitorizar o doente após as duas primeiras administrações. Segundo a palestrante, o doente terá de ficar a aguardar três horas e meia na sala de espera após a administração. A segunda, questionou se o doente poderá fazer a pré-medicação em casa ou apenas no hospital. A especialista explicou que o doente poderá fazer a administração em casa, no entanto, com algumas condicionantes relacionadas com a sua alimentação. Em resposta à terceira questão, a oradora explicou que o daratumumab SC poderá ser utilizado desde a primeira administração. As restantes questões levantadas abordaram as reações adversas, nas quais foi demonstrado que este composto possui um perfil de segurança semelhante à forma intravenosa, com decréscimo do número e gravidade das reações adversas. As reações adversas deverão, no entanto, ser monitorizadas, especialmente durante e após as duas primeiras administrações. A Enf.ª esclareceu ainda que a pré-medicação poderá ser oral em todas as administrações.
Após a apresentação, seguiu-se um período de questões onde foi esclarecido o modo de administração do composto e tempo de vigilância do doente.