A sessão especial de encerramento da AEOP14, sob moderação de Joana Silva, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, teve como tema principal a relação entre exercício físico e cancro.
Pedro Antunes, fisiologista de exercício e bolseiro FCT, tomou a palavra para falar sobre as vantagens e necessidades no que diz respeito ao papel do exercício físico na doença oncológica. O orador destacou a importância da atividade física na “prevenção e diminuição de risco de doença oncológica, particularmente em sete tipos de cancro” (cólon, estômago, esofágico, bexiga, rins, endométrio e mama).
Na ótica do tratamento, o palestrante apresentou evidência científica demonstrativa de “atenuação da progressão da doença, aumento da sobrevivência, atenuação de efeitos adversos, controlo de sintomas”, só para mencionar alguns. Daqui decorre um consequente aumento da qualidade de vida dos doentes.
A “receita” passa por combinar treinos aeróbicos de intensidade moderada (entre 150 a 300 minutos por semana) com um treino de resistência de alta intensidade (entre 75 a 150 minutos por semana) para reforçar o sistema músculo-esquelético. Para benefício adicionais, “pode ser acrescentado um treino de força duas vezes por semana”, focado no treino dos principais grupos musculares.
Neste âmbito, o orador apresentou o estudo português em curso “Mama move Gaia on treatment”, com três sessões supervisionadas de exercício físico durante o período de tratamento com quimioterapia (aproximadamente 5 meses) para o cancro da mama. Os resultados preliminares do estudo mostraram uma adesão geral de 73,4% das doentes ao plano de treino, reportando maior funcionalidade física, menor sintomatologia e uma clara diminuição do índice de fadiga. “Na variável da força tivemos resultados promissores nos dois membros superiores”.
Esta sessão terminou com um momento teatral da Academia Jorjão, que surpreendeu todos os que assistiram a esta “ginástica laboral com humor”. De forma divertida e gerando muitas gargalhas do público, o grupo de atores demonstrou como fazer atividade física durante a execução das tarefas diárias no trabalho, no contexto da Enfermagem Oncológica.