A 14ª Conferência Nacional de Enfermagem Oncológica teve o seu arranque oficial hoje, dia 24 de setembro pelas 9:00h, com a cerimónia de abertura subordinada ao tema “Ciência e espiritualidade”. Como moderadora da sessão esteve presente a Vice-Presidente da AEOP, Enf.ª Elisabete Valério, que reforçou a importância e resiliência da enfermagem, particularmente no contexto atual pandémico.
O Presidente da Fundação Bial, Dr. Luís Portela, convidado para esta palestra, deu início ao seu discurso agradecendo o convite para estar presente na AEOP14. “Tenho uma grande admiração pela saúde que se faz em Portugal” foi o mote do seu discurso.
O orador desenvolveu a sua apresentação, referindo alguns estudos de investigação em três áreas diferentes:
– A telepatia, na qual apresentou as experiências de Rupert Sheldrake, professor na Universidade de Cambridge, de Patrizio Tressoldi, professor na Universidade de Pádua;
– As experiências de quase morte descritas pelo professor como “casos de pessoas “ressuscitadas” depois de declaradas clinicamente mortas”, onde o especialista apresentou algumas experiências de doentes do professor Raymond Moody;
– A terceira situação prendeu-se com “relatos de supostas vidas passadas”, estudos e relatos de experiências de doentes do professor Ian Stevenson, da Universidade de Virgínia: 68% dos 3000 casos documentados de supostas vidas passadas foram confirmados como correspondentes a relatos de vidas passadas.
Os tópicos finais abordados pelo palestrante foram referentes aos “fenómenos parapsicológicos”, a “Partículas de Energia”, na qual teorias de física quântica foram associadas com a espiritualidade, e “o pensamento como radiação”, no qual o orador relacionou a emissão e receção de pensamentos com uma “lei de atração e repulsa” de energias à semelhança do que ocorre com campos eletromagnéticos.
Para terminar, o Dr. Luís Portela abordou o conceito de felicidade e realçou a necessidade de nos focarmos menos em nós próprios e mais no próximo.